Informe Reformatório - Junho/25
Acreditamos no poder da literatura e convidamos a todos a se enveredar por um caminho que, esperamos, seja sem volta.
Mês de Junho está daquele jeito: muito trabalho, preparativos para FLIP 2025 e lançamentos acontecendo.
JUNHO É O MÊS DO ORGULHO LGBT
E nós reforçamos a importância de discutir as temáticas que envolvem gênero e sexualidade, bem como de promover uma maior equidade social e redução dos preconceitos. Por isso, em breve teremos o edital 2025 do Prêmio Caio Fernando Abreu, criado pelo Mix Literário em parceria com o Festival Mix Brasil e a Editora Reformatório. O Prêmio tem o objetivo de valorizar a produção literária brasileira feita por pessoas LGBTQIAPN+, prevendo a publicação e a divulgação da obra vencedora.
ESTAREMOS NA FLIP 2025
Mais uma vez, a Casa Pagã marca presença na FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty. Seguiremos com as editoras Aboio (+Cachalote) (São Paulo - SP), Cousa (Vitória - ES), Fábrica de Cânones (São Paulo - SP), Mireveja (Bauru - SP) e Reformatório (São Paulo - SP). Também seguimos com as parcerias de Galeria Atelier Lucio Cruz (portanto estaremos no mesmo local do ano passado) e Raízes Café Cultural e Eventos para nos proporcionar aqueles drinks maravilhosos, cerveja gelada, vinhos e comidinhas deliciosas, sempre, e arte de Lauro Monteiro, artista de Paraty. A novidade é que também teremos como parceiros na curadoria e organização da casa o Clube de Ficcionistas e o canal @livrosnosubsolo, além do apoio de Diálogos Embalados e a Gráfica Viena.
Fique de olho nas nossas redes sociais que logo, logo divulgaremos a programação incrível que estamos preparando.
E TEM PRÉ-VENDA
Já está disponível na nossa loja virtual o livro “Abafada” da autora Marcela Fassy, livro vencedor do Prêmio Caio Fernando Abreu de 2024. O livro conta com orelha de Ana Elisa Ribeiro e quarta-capa de Bruno Inácio.
"Num plano secundário, lemos a autora, esta mulher viva e contundente que escreve estas linhas num movimento quase apneico. Noutro plano, estão as personagens, nessa órbita em que muitas coisas acontecem e deixam de acontecer, a plenos pulmões ou sem eles, para que a história se desenrole ou justamente o avesso: a história se desenrole à revelia de quem a experimenta. Abafada é uma narrativa que envolve e impressiona não apenas pelo que aborda (tema, assunto, mote), mas também pela maneira como é construída, inclusive com incontáveis parênteses, recurso que serve para explicar, digredir, desviar, aliviar ou suspender. Há outros verbos possíveis, e as personagens e a narradora os farão aparecer, enquanto nós, leitoras e leitores, mergulhamos em águas profundas, sem equipamento adequado. Fassy liquidifica referências e cria uma vitamina exuberante. De Hilda Hilst às doenças do CID, passando por música e Ruth & Raquel, este romance voraz nos engole, antes que nós o devoremos. Um mergulho, como já dissemos, mas também um voo (no ar rarefeito) ou um lapso dos sentidos, essa é a condição em que a autora nos coloca ao construir Abafada, sem permitir que o título seja apenas uma metáfora. A literatura também gosta e pode perturbar. E ela o faz, para mérito de quem escreve e deleite de quem lê. Não é à toa que se premia uma obra como esta. Boa imersão." Ana Elisa Ribeiro Escritora e editora
E para o pessoal de Belo Horizonte e região, já anota na agenda o evento de lançamento que acontecerá no dia 25 de junho às 19h, na Quixote Livraria que fica na Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi. Com a presença de Ana Elisa Ribeiro.
E tem também a pré-venda do livro “Novelina”, romance de Cibelle Laurentino. Esta nova edição foi revista pela autora, e conta com ilustrações de Alberto Dias, e a obra evoca ainda as riquezas culturais do nordeste, a religiosidade, a devoção às tradições e a autenticidade do folclore. Cibele Laurentino também presenteia os leitores com a riqueza linguística do dialeto matuto, a partir de expressões populares.
“Nobelina”, por Cibele Laurentino, floresce de uma semente plantada há muito pela poesia de Zé Laurentino, e regada por toda a inspiração de uma vida peculiar e inimitável, que somente um poeta do quilate de Zé Laurentino poderia ter. Mas a Nobelina de Cibele traz novos ares, e reflete tantos elementos constitutivos de um espaço-tempo que, mesmo situado no Brasil de 1960, reverbera em nós ainda hoje de modo muito peculiar. Seja nas memórias de um período onde a dinâmica patriarcal e machista prevalecia ou nas reflexões acerca de um país cuja população ansiava pelo direito à educação, em meio a um regime militar ditatorial, o romance retrata um panorama social, com enfoque na trajetória de mulheres sedentas por expansão. Com uma linguagem carregada de oralidade, a autora nos apresenta aspectos diversos da cultura de uma cidade do interior da Paraíba, Puxinanã, simbolizando tantas outras cidades brasileiras. Esse Brasil profundo e múltiplo ganha corpo ficcional na escrita sensível de Cibele, que domina a arte de misturar prosa e poesia ao recontar a história de Nobelina, outrora narrada nos versos de Zé Laurentino. Este romance é um convite a todas as pessoas que enxergam na educação a possibilidade de transformação social e, assim como Nobelina, lutam por emancipação.
E VEM AÍ
A partir de 15 de junho, estará aberta a pré-venda do livro “A sorte de não ser bonita”, romance que marca a estreia de Vívian Soares. Nascida em 1982 em Caratinga, Minas Gerais, Vivan Soares é jornalista e escritora, fruto de uma mistura de poesia, fé e solidão, formou-se em Comunicação Social, movida pelo amor à escrita, e dedicou vinte anos reportando para veículos de mídia no Brasil e no exterior, como Valor Econômico, UOL e Euroviews. Atualmente, vive em Barcelona, Espanha, de onde sonha diariamente com o Brasil.
Uma mulher sem nome navega os primeiros anos de sua adolescência com o incômodo de saber-se invisível. A sorte de não ser bonita é um romance de amadurecimento em que acompanhamos a narradora em sua jornada por três idades e três cidades, tentando entender seu lugar em um mundo obcecado por beleza. Alternando paixão, inocência, dor e graça em sua narrativa, a autora revela seus personagens em pequenos capítulos-conto. Amigos e amantes que seguem a protagonista em sua trajetória rumo à vida adulta são os motores de mudança, enquanto seu mundo interno se destrói e reconstrói. Ao acompanhar os passos da narradora, a leitura atravessa diferentes culturas - do interior conservador à metrópole avassaladora - revelando como é crescer em um Brasil diverso e em transformação. A sorte de ser bonita é um romance que provoca uma intensa identificação em leitores que enfrentaram padrões inatingíveis, relações tóxicas e amizades inesquecíveis.
NOSSOS LANÇAMENTOS
Acontece no dia 21 de junho às 18h, o lançamento do livro “Em Nome do PAI”, novo romance de Márcia Barbieri. Autora de A Puta, O enterro do lobo branco, A casa das Aranhas - Semifinalista do Prêmio Oceanos 2020 e [Tempo de Cão], todos publicados pela Reformatório.
Vai ter bate-papo com Cibele Bissoli, Marina Ruivo, Lisa Alves e aramyz. E acontecerá na Ria Livraria que fica na Rua Marinho Falcão, 58 - Vila Madalena em São Paulo, ao lado do metrô Vila Madalena.
E no dia 23 de junho às 18h, acontece o lançamento de "Café", novo romance do historiador, escritor e produtor cultural José Roberto Walker. Autor de As Boas Famílias e os Outros - As elites de São Paulo e a greve geral de 1917 (Contexto, 2025) e do romance Neve na manhã de São Paulo (Companhias das Letras, 2017), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Rio de Literatura.
O evento será na Livraria da Vila que fica na Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena em São Paulo.
VENHA PARTICIPAR DO CLUBE DO CONTO CONTEMPORÂNEO REFORMATÓRIO (CCCR)!
Para isso, basta clicar no botão mais abaixo, preencher e enviar as informações.
Você receberá gratuitamente o texto do mês e as instruções para participar do encontro por e-mail, a partir do primeiro dia de cada mês.
Os encontros acontecem na última segunda-feira de cada mês, às 19h30 (Via Zoom).
A mediação é de Tadeu Rodrigues (Podscast Rabiscos)
E, especialmente, este mês vamos ler o conto "A Sinfonia de Elisa" que faz parte do livro Verdades Inventadas da autora Ivani Cardoso, que acaba de ser publicado.



Aproveite para adquirir o livro na nossa loja virtual com o desconto de 20% + frete grátis, para isso, basta usar o cupom: CLUBEJUNHO25.
Comprando seu exemplar você não só garante um belo e consistente livro para sua coleção, como também ajuda uma pequena editora a se manter e seguir publicando bons livros.
Venha fazer parte do clube. Boa leitura, e até o dia 30/06.
Quer recomendar a Editora Reformatório?
Informe os seus leitores de que gosta de Editora Reformatório, fazendo uma recomendação.