Informe Reformatório - Julho/24
Acreditamos no poder da literatura e convidamos a todos a se enveredar por um caminho que, esperamos, seja sem volta.
Este é um mês de comemorações nos portões da editora Reformatório.
Para quem conhece as dificuldades de se manter uma editora independente, sabe como é difícil fazer a distribuição dos livros publicados, por isso, estamos felizes em anunciar a parceria com mais uma distribuidora, a Loyola (@distribuidoraloyola).
Além disso, agora você vai encontrar os livros da editora Reformatório em mais duas livrarias de rua de São Paulo, a Bibla (@bibla.bibla) que fica na Pça Profa. Emília Barbosa Lima, 58, no Alto de Pinheiros e a Sentimento do Mundo (@sentimentodomundo_livraria) que fica na Rua Barão de Tatuí, 496 na Santa Cecília. Nos alegramos com essas parcerias diretas com novas lojas de rua que estão dispostas a apoiar e divulgar a literatura brasileira contemporânea.


E você consegue saber todas as distribuidoras e livrarias parceiras onde você pode encontrar os nossos livros no site da editora.
LOGO, LOGO TEM O PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU
Este mês, vamos iniciar as inscrições para o prêmio Caio Fernando Abreu 2024, será a quinta edição desse prêmio feito em parceria com o Festival MIX Brasil.
Logo será disponibilizado o edital. Sigam nossas redes sociais: Editora Reformatório e MIX Literário, para mais informações.
Enquanto isso, conheçam os livros vencedores das edições anteriores publicados pela editora:
E TEM MAIS COMEMORAÇÃO
Nosso querido amigo-autor Menalton Braff completa 86 anos de vida, e 40 anos de literatura desde a sua primeira publicação, em 1984. E para comemorar, a Profa. Dra. Roseli Braff selecionou 40 contos da produção de Menalton e reunião na antologia Menalton Braff 40 anos de literatura, que vamos lançar no começo de agosto, mas você já pode comprar o livro na nossa pré-venda:
O ano era 1984. O Brasil fervilhava nas ruas em grandes comícios pedindo “Diretas Já”, a ditadura militar dava seus últimos estertores. Casados há dois anos, Menalton e eu dávamos aulas, muitas aulas. E tínhamos um sonho: publicar um romance e um volume de contos que dormiam na gaveta. Naquele tempo, a publicação de textos de um autor desconhecido era tarefa quase impossível. Então, surgiu a ideia: fundamos uma pequena editora e vemos o que acontece.
Assim, naquele conturbado 1984, cheios de esperança e alguma coragem, demos à luz o romance Janela aberta e a coletânea Na força de mulher. Por questões de foro íntimo (e ainda um pouco de medo), Menalton assinou os dois livros como Salvador dos Passos.
Em 1987, fechamos a editora, pedimos demissão das escolas e rumamos para o interior de São Paulo. Na bagagem, alguns exemplares dos livros não vendidos e o desejo de morar numa cidade sem faróis e trânsito. Daí em diante, aulas, muitas aulas...
Apesar de Menalton querer abandonar a literatura, ela, a literatura, nunca saiu dele. Nunca. Com o tempo, ele voltou à produção de contos esparsos que, mais tarde, reunidos no volume À sombra do cipreste, venceu o Prêmio Jabuti – Ano 2000 – Livro do Ano.
Então aquele ilustre desconhecido – agora assumindo seu nome – Menalton Braff – viu abrir portas, janelas, porteiras e portões... A crítica jornalística rendeu elogios ao texto conciso e poético, sensível aos dramas humanos e esteticamente impecável. O livro transpôs os muros das universidades e recebeu vários trabalhos acadêmicos.
E Menalton nunca mais parou de escrever... Romances, coletâneas de contos, literatura infantil, infantojuvenil, participação em antologias – várias obras finalistas dos grandes prêmios literários. Em 2022, com o romance Além do Rio dos Sinos venceu o Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional.
O ano é 2024. O Brasil respira um pouco aliviado. É necessário comemorar, então, 40 anos dedicados à literatura. Em razão disso, tive a ideia de reunir numa antologia os 40 contos (selecionei oito de cada um dos cinco volumes) que considero os meus preferidos tanto pela temática quanto pela forma. (O autor não palpitou.) Falei com o Marcelo, da Editora Reformatório, que é nosso parceiro (faz tempo), e ele topou.
Delicie-se o leitor com os textos, comemore conosco. Menalton Braff e a literatura brasileira agradecem!
Profa. Dra. Roseli Deienno Braff
Veja os comentários que estão na quarta capa:
“Menalton Braff, além de ser um mestre da linguagem, é um professor que domina a teoria da literatura. Seus livros conjugam a sabedoria e a sensibilidade. ” - JOAQUIM MARIA BOTELHO
"Menalton Braff é uma daquelas raras pessoas que, depois de ler, ficamos com vontade de conhecê-lo pessoalmente - e não nos decepcionamos! " - LUIZ RUFFATO
“Menalton Braff constrói com a sua literatura uma sólida ponte entre a tradição e a modernidade, num contexto sóbrio, agudo, e sobretudo verdadeiro. ” - MAFRA CARBONIERI
“Menalton Braff é um escritor que aborda momentos traumáticos da sociedade e da história brasileiras com um senso aguçado de experimentação formal, amplificando a densidade subjetiva que está no centro de sua ficção e no coração de suas personagens. ” - MANUEL DA COSTA PINTO
“Aprendi com meu pai, ainda leitor iniciante, que ao nos deparar com um autor importante deveríamos ler a obra inteira dele. Fiz assim com Machado, Tolstoi, Hemingway, Dickens, só para citar alguns. Vou até a estante. Estão lá: O peso da gravata, Além do Rio dos Sinos, Cenas de um amor imperfeito, À sombra do cipreste, Na teia do sol, Tapete de silêncio, Noite adentro, Os olhos de meu pai, O fantasma da segundona. Li tudo de Menalton Braff. É um dos nossos maiores escritores em atividade. Leio Menalton Braff sempre com enorme prazer. “ - RICARDO RAMOS FILHO
Não perca tempo e aproveite a nossa pre-venda:
O NOSSO CLUBE DO CONTO CONTEMPORÂNEO REFORMATÓRIO (CCCR) JÁ ENTROU NA FESTA.
Para comemorarmos essa data, o conto escolhido para o nosso Clube do Conto Contemporâneo Reformatório é o “Dois plátanos” que faz parte do livro "Menalton Braff 40 anos de literatura"
Venha fazer parte do clube, para participar basta preencher e enviar as informações no botão abaixo.
Você receberá gratuitamente o conto do mês e as instruções para participar do encontro por e-mail, a partir do primeiro dia de cada mês.
Os encontros acontecem na última segunda-feira de cada mês, às 19h30 (Via Zoom).
A mediação é de Tadeu Rodrigues (Podscast Rabiscos)
Ps* A compra do livro não é obrigatória para receber o conto, nem para participar do clube.



Nesta edição, por se tratar de um encontro muito especial, não só o livro "Menalton Braff 40 anos de literatura" (que está em pré-venda), mais todos os livros de Menalton Braff (publicados pela Reformatório: 7 no total) estão com DESCONTO ESPECIAL de 20% + frete grátis em nossa loja virtual, basta acessar nosso site no botão abaixo e usar o cupom de desconto: MENALTON
Obs.: desconto válido de 01/07/2024 a 31/07/2024.
Boa leitura e nos encontramos no dia 29/07.
Quer recomendar a Editora Reformatório?
Informe os seus leitores de que gosta de Editora Reformatório, fazendo uma recomendação.