Informe Reformatório - Agosto/24
Acreditamos no poder da literatura e convidamos a todos a se enveredar por um caminho que, esperamos, seja sem volta.
Mês de Agosto chegando e junto com ele temos muitas novidades saindo pelos nossos portões.
NOVAS PARCERIAS
A gente fica sempre muito empolgados quando conseguimos criar novos vínculos diretos com livrarias por todo o país. Por isso, da nossa alegria em divulgar nossa parceria com mais três queridas livrarias:
A Livraria LDM que fica na cidade de Salvador na linda Bahia. Tem também a livraria A degustadora de histórias, que fica em Ribeirão Preto/SP, da livreira Melissa Velludo, que realiza vários eventos e tem um Clube de Leitura bem interessante por lá! E a charmosa livraria Sentimento do Mundo que fica na Rua Barão de Tatuí, 496 na Vila Buarque em São Paulo.



É isso, quem mora nessas cidades, aproveite para conhecer essas três livrarias e você vai encontrar os livros da Reformatório por lá.
TEM PRÉ-VENDA CHEGANDO
Nosso próximo lançamento já está a caminho. E entra em pré-venda a partir do dia 05/08, no nosso site. Porém, a mala sempre esteve pronta, novo livro de contos da autora Viviane Ferreira Santiago é uma coedição da editora Reformatório com a Edições Telucazu.


“A literatura de alta voltagem é aquela que vai aos limites, mesmo que sejam as divisas do cotidiano, as fronteiras estreitas da vida em tom menor, ou mesmo as marcas incontornáveis de nossa jornada - a que nos inicia e a de seu desfecho. Nos contos breves, às vezes curtíssimos, de Viviane Ferreira Santiago, você vai encontrar um território literário desenhado por linhas fortes, que criam sulcos profundos, revelando o poder de sua escrita. O espectro temático deste belo conjunto de histórias, "Porém, a mala sempre esteve pronta", é amplo e coeso, coisa rara em contistas estreantes, povoado por uma profusão de tramas e de personagens, que carregam variados vícios e costumeiras virtudes. O elemento trágico, sempre bem urdido, sobrepõe-se ao dramático, e comprova a desenvoltura narrativa e a maturidade ficcional da autora. Seus contos nos mostram como o universo familiar pode ser doce por um lado e doloroso por outro - e como o limite entre ambos se estabelece tanto na nossa leitura de mundo quanto na escrita da pena alheia. Onde há carícia, há também rancor. Onde os erros proliferam, a certeza de que a vida vigora de verdade. Das histórias aqui enfeixadas, saímos não só com mais bagagem existencial, mas, especialmente, com maior carga de compaixão pela condição humana.”
João Anzanello Carrascoza
E TEM EVENTO DE LANÇAMENTO
Anota na agenda: no dia 16/08 em São Paulo, vamos comemorar os 40 anos de literatura do autor Menalton Braff, com o evento de lançamento da antologia Menalton Braff 40 anos de literatura, que vai acontecer na livraria Sentimento do mundo (Rua Barão de Tatuí, 496 - Vila Buarque) às 19h. O evento contará ainda com a participação da Ria Couto (do projeto Conversa com Rita Couto) e do escritor Ricardo Ramos Filho.
Venham!
O ano era 1984. O Brasil fervilhava nas ruas em grandes comícios pedindo “Diretas Já”, a ditadura militar dava seus últimos estertores. Casados há dois anos, Menalton e eu dávamos aulas, muitas aulas. E tínhamos um sonho: publicar um romance e um volume de contos que dormiam na gaveta. Naquele tempo, a publicação de textos de um autor desconhecido era tarefa quase impossível. Então, surgiu a ideia: fundamos uma pequena editora e vemos o que acontece. Assim, naquele conturbado 1984, cheios de esperança e alguma coragem, demos à luz o romance Janela aberta e a coletânea Na força de mulher. Por questões de foro íntimo (e ainda um pouco de medo), Menalton assinou os dois livros como Salvador dos Passos. Em 1987, fechamos a editora, pedimos demissão das escolas e rumamos para o interior de São Paulo. Na bagagem, alguns exemplares dos livros não vendidos e o desejo de morar numa cidade sem faróis e trânsito. Daí em diante, aulas, muitas aulas... Apesar de Menalton querer abandonar a literatura, ela, a literatura, nunca saiu dele. Nunca. Com o tempo, ele voltou à produção de contos esparsos que, mais tarde, reunidos no volume À sombra do cipreste, venceu o Prêmio Jabuti – Ano 2000 – Livro do Ano. Então aquele ilustre desconhecido – agora assumindo seu nome – Menalton Braff – viu abrir portas, janelas, porteiras e portões... A crítica jornalística rendeu elogios ao texto conciso e poético, sensível aos dramas humanos e esteticamente impecável. O livro transpôs os muros das universidades e recebeu vários trabalhos acadêmicos. E Menalton nunca mais parou de escrever... Romances, coletâneas de contos, literatura infantil, infantojuvenil, participação em antologias – várias obras finalistas dos grandes prêmios literários. Em 2022, com o romance Além do Rio dos Sinos venceu o Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional. O ano é 2024. O Brasil respira um pouco aliviado. É necessário comemorar, então, 40 anos dedicados à literatura. Em razão disso, tive a ideia de reunir numa antologia os 40 contos (selecionei oito de cada um dos cinco volumes) que considero os meus preferidos tanto pela temática quanto pela forma. (O autor não palpitou.) Falei com o Marcelo, da Editora Reformatório, que é nosso parceiro (faz tempo), e ele topou. Delicie-se o leitor com os textos, comemore conosco. Menalton Braff e a literatura brasileira agradecem!
Profa. Dra. Roseli Deienno Braff
E VAI TER FEIRA!
Vamos estar na FLICAP 2024 - Festival de Literatura do Club Athletico Paulistano, que chega à oitava edição com extensa programação para diferentes públicos. O evento acontece nos dias 12, 15, 17 e 18 de agosto no Club Athletico Paulistano que fica na Rua Honduras, 1400 - Jardim América, São Paulo/SP.
Haverá oficinas, bate-papo com escritores e escritoras e estaremos com nossa banca na feira de livros. Compareçam!
E estaremos também na primeira edição da CALEIDOSCÓPIO - Feira de Editoras e Autores Independentes, que acontece no dia 31 de agosto, das 14h às 20h, no Marco Zero, ateliê de artes integradas que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 307, São Paulo/SP.
Venha conhecer de perto a produção editorial independente e contemporânea!
E TEM O NOSSO CLUBE DO CONTO CONTEMPORÂNEO REFORMATÓRIO (CCCR)
Para participar basta preencher e enviar as informações. Você receberá gratuitamente o conto do mês e as instruções para participar do encontro por e-mail, a partir do primeiro dia de cada mês.
Os encontros acontecem na última segunda-feira de cada mês, às 19h30 (Via Zoom).
A mediação é de Tadeu Rodrigues (Podscast Rabiscos)
O conto deste mês é o "Uma vaca e dois bezerros", de Maya Falks e que está no livro "Geração 2010: O sertão é o mundo", organizado por Fred Di Giacomo.



Geração 2010: O sertão é o mundo é uma antologia com 25 autores - surgidos na literatura brasileira contemporânea a partir da década de 2010. Em comum, esses autores, ponta de iceberg de um movimento literário maior que eclodiu na década de 2010, tinham o fato de virem de fora dos centros de poder do Brasil, serem parte de grupos discriminados, produzirem uma literatura épica e poética e não terem começado suas carreiras apadrinhados por grandes editoras.
Aproveite para adquirir o livro na nossa loja virtual com o desconto de 20% + frete grátis, para isso, basta usar o cupom: CCCR-AGOSTO.
Ps* A compra do livro não é obrigatória para receber o conto, nem para participar do clube.
Venha fazer parte do clube. Boa leitura, e até o dia 26/08.
Quer recomendar a Editora Reformatório?
Informe os seus leitores de que gosta de Editora Reformatório, fazendo uma recomendação.