Informe Reformatório - Abril/25
Acreditamos no poder da literatura e convidamos a todos a se enveredar por um caminho que, esperamos, seja sem volta.
Estamos preparando muitas coisas legais aqui dentro dos portões e queremos compartilhar algumas dessas novidades com vocês.
FLIZN - FEIRA LITERÁRIA DA ZONA NORTE
Começando pela participação na segunda edição da FLIZN - Feira Literária da Zona Norte que acontecerá de 09 a 13 de abril, no Sesc Santana em São Paulo. Estaremos por lá, na Feira de Editoras Independentes, mas a Feira também conta com uma vasta programação. Entre tantas atividades, tem o curso "Os caminhos da publicação", com o nosso editor Marcelo Nocelli, tem abertura do evento - que este ano homenageia Sonia Regina Bischain - com o grande Sarau da Brasa, participações em mesas com Luiz Antonio Simas, Itamar Vieira Junior e Rashid e até roda de samba teremos, afinal, estamos na ZN!
Então chega lá, para conferir nossos livros com desconto, e para curtir e compartilhar desta bela programação.
LAB REFORMATÓRIO
Outra grande novidade é o LAB REFORMATÓRIO. Esse projeto foi criado para oferecer apoio aos escritores (sobretudo autores iniciantes ou aqueles em busca de uma primeira publicação), por meio de trocas de experiências e saberes em palestras, cursos, oficinas, vivências e convivências, consultas literárias e editoriais, atendimento aos escritores e outras atividades.
■ Quer escrever um livro, mas não sabe por onde começar ou está com dificuldades para desenvolver. ■ Você tem um projeto para um livro e está na dúvida se o seu texto está realmente pronto para publicação. ■ Está na dúvida de qual o melhor caminho a seguir para o seu livro; autopublicação ou buscar uma editora. ■ Como encontrar uma editora para publicar seu livro. ■ Tem proposta de editoras, mas está na dúvida se deve aceitar ou não. ■ Quer fazer uma autopublicação (publicação independente) mas não sabe como desenvolver o projeto, como e quais caminhos e etapas seguir; registro de ISBN e ficha catalográfica, diagramação, criação de capa, revisão, impressão e gráfica, venda do livro. ■ Como divulgar o seu livro e encontrar leitores.
Estes e outros assuntos relacionadas a escrita e a publicação de um livro podem ser elucidados numa consulta editorial com nosso editor Marcelo Nocelli. (As consultas podem ser presenciais ou online).
Agende sua consulta pelo telefone ou WhatsApp: (11) 91470-0578
LANÇAMENTOS E PRÉ-VENDAS
Estamos preparando uma incrível lista de lançamentos para os próximos meses e apresentamos alguns desses livros em primeira mão aqui.
“CAFÉ”, romance de José Roberto Walker:
Do mesmo autor de "Neve na manhã de São Paulo", finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. "Café" conta a história de Marta, uma menina judia nascida nos confins da Europa, que chegou à São Paulo com seu pai em 1910. Quatro anos mais tarde ficou órfã e foi adotada pelas freiras do Colégio Sion. Quando saiu da escola e se viu sozinha conheceu uma outra cidade, frequentada por traficantes de mulheres e de drogas e se tornou alvo da Swi Migdal, que arrebanhava jovens como ela para abastecer os melhores bordéis de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde essas moças eram conhecidas como “polacas”. Mas a agitada rotina da metrópole foi interrompida na madrugada de 5 de julho de 1924, quando militares rebelados lançaram bombas sobre a Capital ainda adormecida, transformando brutalmente a vida de seus moradores. Um terço dos mais de 700 mil habitantes da época fugiu, e quem não pode sair encarou um cotidiano de pavor. Essa guerra também iria decidir o destino de Martha.
"Desaviso", romance de Roberto Soares:
Como disse Tolstói, “todas as famílias felizes são iguais”; as demais rendem excelentes romances, caso deste livro de estreia de Roberto Soares, que nos conta a história de uma família vítima do patriarcado em todas as suas instâncias. Abuso, mentira, amor e morte. Esses grandes temas da literatura são apresentados neste romance por meio de uma linguagem sem floreios e sem concessões. E não só. A estrutura engenhosa da trama fisga de vez o leitor ao revelar com profundidade e em doses homeopáticas o universo de cada personagem e sua versão da história: pai, mãe, filho e filha alternam-se para narrar acontecimentos banais do dia a dia misturados ao que há de mais escabroso no ser humano. Não há dúvidas: Desaviso é uma estreia de coragem para leitores audazes.
"Verdades inventadas", contos de Ivani Cardoso.
"Na oficina que ministrei em Santos, há décadas, descobri um texto que me encantou. Pensei: esta é uma escritora. Nos perdemos de vista, ela fez jornalismo, nos distanciamos e agora, ela surgiu, com este livro de contos. Deparei-me com uma escritora que me incomodou (e quando incomoda é porque, está nos testando), às vezes irritou, mas, acima de tudo, me encantou, porque não faz concessões. Ivani atravessa lados da vida que evitamos e escondemos, e nos afligem (ainda que tenham humor), manipulando-os como uma controladora de títeres movendo cordéis. Quem consegue isto, como Ivani faz, é escritora que chegou para ficar. Econômica em palavras, riquíssima em assuntos. Todos do cotidiano. Ela circula do gelo ao ferro quente, da angústia ao sorriso. Aqui temos uma escritora. E que escritora. Que estreia!" Ignácio de Loyola Brandão
“Notas da mamãe morrente”, livro de Marina Lima, pelo nosso selo Passavento
Como conviver com a morte de um filho, antes mesmo de ele completar 3 anos de vida? Sobretudo se esta criança passou seus últimos 2 anos internado na UTI de um hospital. Uma mãe que perde o filho deixa de ser mãe? Uma mãe “morrente” vai desaparecer ou revive o processo de morte permanentemente? Essas e muitas outras perguntas, nos atravessam durante esta leitura potente. O livro trata do imenso tabu que é a morte, e nos comove do início ao fim, ao trazer, para a centralidade da narrativa, a pior das mortes, a morte de um filho, em sua primeira infância. Notas da Mamãe Morrente dialoga conosco de maneira poética, lúcida e contundente. Penetra nas nossas camadas mais profundas, do medo ao amor, da tristeza à alegria. Numa memória não linear que se revela retrospectivamente, onde a narradora revira e busca os sentidos dos acontecimentos trágicos – e também belos – de seu filho, sem recear se mostrar em suas contradições como mãe, mulher, amante, o que a torna profundamente humana. Na busca por sentidos para a sua (re)existência, possibilita, em nós leitores, emoções e questionamentos, ao mesmo tempo nos toca pela beleza e nos encoraja a buscar nossos próprios sentidos.
Esses são alguns dos próximos lançamentos e que logo, logo estarão em pré-venda na nossa loja virtual.
QUER PARTICIPAR DO CLUBE DO CONTO CONTEMPORÂNEO REFORMATÓRIO (CCCR)?
Para isso, basta clicar no botão mais abaixo, preencher e enviar as informações.
Você receberá gratuitamente o texto do mês e as instruções para participar do encontro por e-mail, a partir do primeiro dia de cada mês.
Os encontros acontecem na última segunda-feira de cada mês, às 19h30 (Via Zoom).
A mediação é de Tadeu Rodrigues (Podscast Rabiscos)
E, especialmente, este mês vamos ler dois contos: "Todos os homens do mundo" e "O clube do Livro"do livro Porém, a mala sempre esteve pronta, da autora Viviane Ferreira Santigo.



E aproveite para adquirir o livro na nossa loja virtual com o desconto de 20% + frete grátis, para isso, basta usar o cupom: CLUBEABRIL25.
Comprando seu exemplar você não só garante um belo e consistente livro para sua coleção, como também ajuda uma pequena editora a se manter e seguir publicando bons livros.
Venha fazer parte do clube.
Boa leitura, e até o dia 28/04.
Quer recomendar a Editora Reformatório?
Informe os seus leitores de que gosta de Editora Reformatório, fazendo uma recomendação.